ARTIGO SIMONE ONOFRA
4262 palavras
18 páginas
O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR COM RELAÇÃO AO BULLYINGFURTADO, Simone Loren Gomides1
PINTO, Onofra Maria Silva2
RESUMO: O Bullying é um problema mundial e pode ocorrer em vários setores da atividade humana. A escola é uma instituição de ensino e deve zelar para que o ensino possa ser transmitido em um ambiente seguro e saudável, ela tem a obrigação de afastar todos os tipos de agressões, sejam físicas ou verbais que ocorram em seu espaço físico. O objetivo deste trabalho é demonstrar, através de uma pesquisa bibliográfica, qual o papel do supervisor escolar com relação ao bullying. Conclui-se que é de vital importância o conhecimento do bullying e suas consequências pela supervisão e toda comunidade escolar, para que possam ser tomadas medidas de combate a este tipo de violência que vem crescendo constantemente no mundo.
Palavras-chave: Bullying. Escola. Supervisão escolar.
1 INTRODUÇÃO
De acordo com Silva (2010), o bullying ocorre em todas as escolas, independentemente de sua tradição, localização ou poder aquisitivo dos alunos. Pode-se afirmar que está presente, de forma democrática, em 100% das escolas em todo o mundo, públicas ou particulares. O que pode variar são os índices encontrados em cada realidade escolar. Isso decorre do conhecimento da situação e da postura que cada instituição de ensino adota, ao se deparar com casos de violência entre alunos.
Segundo Souza e Almeida (2011), o Bullying é um termo utilizado para denominar uma questão antiga que durante muito tempo não foi vista como algo preocupante, até que, por volta dos anos 1970 surgiu na Suécia um grande interesse de toda a sociedade pelos problemas entre agressores e vítimas nas escolas.
De acordo com Nikodem e Piber (2011), um levantamento realizado pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência) em 2002, envolvendo 5875 estudantes de 5a a 8a séries, de onze escolas localizadas no município do Rio de Janeiro, revelou que: 40,5% desses alunos