Artigo - Segurança de redes
Miqueias Rodrigues de Sousa, Weiller Nelson dos Santos, Yago Freires Benevides
Faculdade de Castanhal (FCAT) – Castanhal, PA, Brasil mik-bass@hotmail.com, weillernelson@hotmail.com, yago.freire@hotmail.com
Abstract. This article aims to show the reader what is, and what it means encryption, as well as their types, such as symmetric and asymmetric. Concepts and Digital Signature Certificate will also be addressed in this document.
Resumo. Este artigo tem como objetivo mostrar ao leitor o que é, e o que significa criptografia, bem como seus tipos, tais como, Simétrica e Assimétrica. Conceitos sobre Certificado Digital e Assinatura Digital também serão abordados neste documento.
Introdução
A criptografia é uma palavra que tem origem grega, uma combinação de kryptós, (escondido), e gráphein, (escrever). Criptografar significa transformar uma mensagem em outra (“escondendo” a mensagem original) usando para isso funções matemáticas fazendo com que seja impossível, ou quase, que uma pessoa sem o conhecimento de como aquilo foi gerado consiga desvendar a mensagem e descobrir o texto original. A criptografia é uma forma de garantir que as informações sejam trafegadas nos meios de comunicação, mantendo-se a integridade, confidencialidade e disponibilidade.
Uma das definições formais para “Criptografia” é o estudo das técnicas matemáticas relacionadas para aspectos de segurança da informação, tais como confidencialidade, integridade dos dados, autenticação de entidades e verificação da origem. [Handbook Applied Criptology].
A criptografia existe desde a antiguidade, normalmente estava associada a atividades militares e diplomáticas. Considerada por muitos como ciência ou arte, a criptografia tem como principal objetivo “disfarçar” a informação através de processos de codificação, e de repor essa mesma informação no seu estado original através de processos de descodificação.
A