artigo romeu
Daiane de Andrade Santos
Inteligência Artificial, Prof. Romeu Menezes – Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia – UNESULBAHIA, Eunápolis – BA – Brasil
daianeguaratinga@hotmail.com
Resumo. A música é uma arte reproduzida pelo homem em suas diversas fases da vida, mas com o avanço tecnológico, torna-se possível a criação musical em máquinas. Um software criado por cientistas espanhóis para a criação de composições musicais demonstra que já é possível realizar tarefas imaginadas exclusivamente humanas com o uso da Inteligência Artificial.
A música tem acompanhado a vida do homem em suas diversas evoluções. Isto porque ela traz paz, calma e diverte o diverte. Mais do que isto, ela faz parte da cultura do povo, que a utiliza em manifestações de seus anseios, interesses e sentimentos.
A música marca momentos, torna-se tema da vida de várias pessoas. Há aquelas, por exemplo, que não vivem sem ouvir sua música predileta, principalmente aquela melodia que tocou em uma ocasião especial de sua vida.
Essas músicas não existiriam sem seus criadores, os compositores. Em sua maioria, são influenciados por diversas emoções na criação de uma música. Algumas situações como perder um grande amor ou a chegada de uma nova paixão, podem gerar composições melancólicas, tristes ou alegres.
Segundo Caetano, M. et. al. (2005) “A composição e a improvisação musicais são processos criativos” em que “o objetivo final é criar estruturas musicais esteticamente agradáveis”. Porém para criar esta estética, é estritamente necessária a utilização da emoção no processo produtivo. Isto porque, as pessoas são movidas por emoção e buscam na música algo com que elas se identifiquem.
Pensando desta forma, temos o homem como o único criador da música, sendo peça chave de sua criação, pois somente ele é capaz de conhecer os anseios e desejos das pessoas ao seu redor. Mas este padrão vem sendo modificado pelo avanço da Tecnologia da