ARTIGO REMUNERA O E SAL RIO
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO
ANDRE DE LIMA CRUZ
Neste artigo, lançou-se um olhar reflexivo sobre a diferenciação entre remuneração e salário, pois muitas pessoas consideram a remuneração e o salário a mesma coisa, contudo remuneração e salário possuem conceitos bem distintos. A pesquisa se configura de extrema importância pois, trata de conceituar, esclarecer, delimitar e definir as diferenças legais e doutrinárias relativas aos epítetos salário e remuneração. Com o tema definido a presente pesquisa trás como problematização: O que é salário? O que podemos dizer que é remuneração? A pesquisa trás como objetivo geral: Lançar um olhar reflexivo sobre a diferenciação que há legalmente entre salário e remuneração. E específicos: ver o que é salário e analisar o que se pode definir como remuneração. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa foi de cunho bibliográfico, onde com o auxílio de BARROS (2006), CASSAR (2011), DELGADO (2006), MARTINEZ (2011), entre outros a presente pesquisa foi desenvolvida, refletida, analisada e fundamentada. Salário é a totalidade das percepções econômicas dos trabalhadores, qualquer que seja a forma ou meio de pagamento, quer retribuam o trabalho efetivo, os períodos de interrupção do contrato e os descansos computáveis na jornada de trabalho. Os salários podem ser pagos por produção, por tarefa ou por tempo e mediante diversos meios, como em cheque, em dinheiro, em utilidades entre outros.
Palavras-chave: Remuneração. Salário. Conceitos. Diferenças.
INTRODUÇÃO
Neste artigo, lançou-se um olhar reflexivo sobre a diferenciação entre remuneração e salário, pois muitas pessoas consideram a remuneração e o salário a mesma coisa, contudo remuneração e salário possuem conceitos bem distintos.
A pesquisa se configura de extrema importância pois, trata de conceituar, esclarecer, delimitar e definir as diferenças legais e doutrinárias relativas aos epítetos salário e remuneração.
Com o