Artigo Rafael Mauro Pronto
Mauro Luis Immich*
Rafael Alberto Steffens*
Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM *
RESUMO
O objetivo deste trabalho é a importância que o Hospital Osvaldo Cruz de Horizontina tem para com sua microrregião de abrangência considerando seu possível fechamento devido ao acúmulo de dívidas decorrentes do cancelamento de verbas vindas do governo federal, estadual e municipal. O Hospital Osvaldo Cruz que ao longo de 80 anos prestou um conceituado papel em defesa da vida de toda a comunidade.
O aumento dos gastos e custos com impostos tem sido o grande vilão e esta sendo acompanhado com preocupação pelos gestores. O conhecimento dessas informações tem causado anseio a comunidade local, sabendo das dificuldades enfrentadas pelos gestores para com o funcionamento da entidade hospitalar. O presente trabalho foi embasado na abordagem qualitativa com dados incorporados e pesquisados junto aos órgãos competentes mostrando a realidade da instituição em análise como inerente às relações considerando. Esta análise não se preocupa em quantificar, mas sim em compreender quais são os valores gastos em impostos que uma instituição no âmbito não filantrópica no Brasil possui pra manter suas portas abertas, para atendimento. O desenvolvimento do mesmo vem com o intuito de apresentar a situação que se encontra o principal Hospital da Microrregião que abrange os municípios em torno de Horizontina, que se encontra em uma situação de extrema preocupação, pois por ser hospital privado não está mais recebendo verbas estaduais e nem federais no ano de 2014 correndo o risco de suspender os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde “SUS”.
Palavras-chave: Hospital Oswaldo Cruz. Imposto. SUS. Cancelamento de verbas.
1. INTRoDUÇÃO
Você já pensou em morar em uma cidade que o hospital corre o risco de fechar as portas, ou até mesmo suspender os atendimentos pelo sistema