Artigo protocolo set
Protocolo e Histórico
Resumo. Com o crescimento das transações do comércio eletrônico, surgiu a necessidade de se garantir a segurança no acesso às lojas eletrônicas. O SET - Secure Eletronic Transaction veio com o propósito de ser um coletivo de segurança, no qual autoriza os usuários a efetuarem pagamentos diversos com cartão de crédito, de maneira segura, na rede mundial.
Este artigo tem por objetivo apresentar o protocolo SET, suas principais características e funcionamento, histórico e sua relevância atual nas transações eletrônicas na rede mundial.
1. Introdução
Problemas de segurança surgem porque uma rede pode conectar organizações que não possuem confiança mútua. Várias tecnologias estão disponíveis para ajudar a garantir que as informações permaneçam seguras quando estão sendo enviadas por uma rede como a internet [8].
No ano de 1996 surgiram as demandas de segurança nas transações eletrônicas das redes Mastercard e Visa. Várias empresas participaram da elaboração das especificações iniciais incluindo IBM, Microsoft, Netscape, RSA, Terisa e Versign. A partir desse trabalho foi emitida a especificação do SET – Secure Eletronic Transaction, composta de 3 livros [2,3,4] com total de 971 páginas.
Ao longo deste artigo será abordado o protocolo SET - Secure Eletronic Transaction. Ele permite que transações eletrônicas sejam feitas pelos diversos participantes de forma segura garantindo a autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio.
O SET não é por si só, um sistema de pagamentos. Em vez disso, é um conjunto de protocolos e formatos de segurança que permite que os usuários empreguem a infra-estrutura de pagamentos por cartão de crédito existente em uma rede aberta, como a Internet, de modo seguro oferecendo três serviços: um canal seguro entre todas as partes envolvidas em uma transação; confiança no uso de certificados digitais X.509v3; privacidade, pois as informações só estão disponíveis às partes