artigo pronto
INTRODUÇÃO
Este artigo busca analisar e fazer uma breve discussão acerca da organização de um novo Estado tendo como base para a sua formação a classe operária, que desde a Revolução Industrial sofre com as péssimas condições de trabalho oferecidas pela burguesia. Buscaremos responder – ou, mas precisamente, incitar respostas – se a classe trabalhadora nos dias atuais teriam condições de organizar um novo Estado, tendo este como base o socialismo.
PALAVRAS-CHAVE: burguesia; proletário; novo Estado; condições;
1. Relação entre burguesia e proletariado – contexto histórico
A burguesia se divide em dois momentos, idade média e atual. A burguesia na idade média era dominada pela nobreza. Naquela época o burguês vivia fora dos padrões feudais, trabalha de forma autônoma, vendiam suas mercadorias. Consequentemente essas práticas resultaram no pequeno cúmulo de capital, gerando assim, um conflito com a igreja, já que a mesma condenava o lucro.
A revolução Francesa torna-se o pontapé inicial para a transição da burguesia na idade média para a burguesia atual. Neste período a classe burguesia teve apoio (segundo Marx) dos camponeses. Nesta revolução, houve uma forte influência no enfraquecimento do regime absolutista e consequentemente abrindo caminho para o capitalismo, ocorrendo assim, outro processo histórico e importante que contribui para a ascensão da burguesia. A partir disso, a mesma deixa de ser dominada e passa dominar.
O burguês que desde a Idade Média vinha acumulando capital, contribui para o início do processo de industrialização a Revolução Industrial que tem como objetivo manufaturar o produto e transformá-lo em matéria mercadoria. O homem será substituído pela máquina. Surge a exploração dos camponeses, que agora são denominados proletariados (O termo proletariado tem como definição: Prole => só