artigo projeto de f brica
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Campus Medianeira
ANÁLISE E MELHORIA DO ARRANJO FÍSICO EM UMA INDÚSTRIA MOVELEIRA
EDWARD SEABRA JUNIOR¹; MICHELL EDUARDO DALLABRIDA²;VITOR VIEIRA VIEIRA³;CARLA CAMARGO
RESUMO: O presente estudo foi desenvolvido em uma indústria que produz móveis em madeira no polo moveleiro de Foz do Iguaçú. Este polo possui destaque no cenário nacional, sendo que o principal produto da região é o móvel de aço. O layout da fábrica é a disposição física dos equipamentos industriais e dos departamentos ou setores, relacionando-se com a otimização do fluxo de informações, materiais e pessoas.A empresa em estudo conta atualmente com um grande potencial de produção, porém seu arranjo físico possui alguns percalços, como utilização de um espaço físico elevado para a estocagem de peças para a produção assim como de também de produtos acabados. O objetivo do estudo é propor melhorias no layout, através da implantação de máquinas CNC para a agilidade do processo, proporcionando a redução do lead time das peças, minimizando o uso elevado dos espaços para estoques e melhorando o fluxo dos produtos e materiais dentro da indústria.
PALAVRAS-CHAVE: CNC, lead time, layout
1. INTRODUÇÃO
Diante da percepção da necessidade de um mercado consumidor a empresa instalou-se no Parque Industrial de Foz do Iguaçú dando início as suas atividades no ano de 2000, com algumas variações em móveis de madeira.
A produção está disposta em um layout funcional com produção intermitente, a eficiência da produção está diretamente ligada com o grau de experiência dos operadores, pois a maioria das máquinas do processo não possui alto grau de automatização, fator que empresa aplica como justificativa para ter um estoque de peças semi acabadas, que a mesma denomina como pulmão, ocupando cerca de um terço de seu espaço físico na linha de metal.
A proposta a ser apresentada é uma melhoria de arranjo físico capaz de reduzir a