Artigo porque o brasil hoje é menos vulneravel entre os emergentes
Aluno Murillo Eduardo Valim Rodrigues, orientador Otto Nogami, Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa. E-mail: murillo.eduardo@santander.com.br
Este artigo tem como finalidade fundamentar os motivos pelos quais o Brasil está posicionado hoje como o país menos vulnerável entre todos os países emergentes.
O Brasil vive hoje uma condição diferenciada perante outros países emergentes. Diversos anos de políticas fiscais e monetária bastante conservadoras proporcionaram a este país melhores condições para enfrentar as crises e ter maior poder de reação para retomar o crescimento acelerado quando da melhora no cenário internacional. Além disso, o país possui hoje um comprometimento relativamente baixo com empréstimos internacionais em relação ao seu PIB e à suas reservas internacionais, ou seja, caso haja um recuo dos bancos internacionais em seus ativos no país, o abalo na economia brasileira não seria tão grande como em inúmeros outros países.
Saber atrair capital estrangeiro para atuar no setor produtivo do país também é uma forte habilidade do Brasil, o que pode proporcionar um melhor aproveitamento dos recursos internos em outras linhas de investimento.
Um bom Sistema Financeiro Nacional é outro fator que corrobora para que o país esteja menos vulnerável. Criando melhores condições no processo de intermediação e trabalhando para ampliar as regras de ativos financeiros fazendo assim aumentar as opções para aplicações em poupança, o Sistema Financeiro Nacional consolidou-se como um facilitador nas operações econômicas do país.
Inúmeras experiências em momentos de crescimento e também de recessão possibilitaram a população brasileira desenvolver a capacidade de buscar alternativas para neutralizar os efeitos de crises internacionais, além disso, em comparação a outras economias emergentes, o Brasil não depende totalmente de economias mais industrializadas, sendo assim está muito menos vulnerável a crises