artigo pH
Novo Hamburgo, Maio, 2014.
MediDAS de pH
Resumo
O conteúdo abordado neste artigo trata-se de um experimento químico realizado em aula laboratorial, para a demonstração de como é feito a mensuração e análise de pH através de reagentes químicos e também com método natural, um repolho roxo.
Palavras-chave: pH, reagentes, análises
Abstract
The content covered in this article it is a chemical experiment in laboratory classroom, to demonstrate how it is done the measurement and analysis of pH by chemical reagents and also natural method, a purple cabbage.
Keywords: pH, reactants, analysis.
INTRODUÇÃO
A medição de pH tem como função identificar se um líquido se encontra na forma ácida ou alcalina. É comumente utilizado na agricultura, no tratamento e purificação de água, fabricação de papel, indústria petroquímica, fabricação de alimentos, etc. O uso de indicadores de pH é uma pratica bem antiga que foi introduzida no século XVII por Robert Boyle. Boyle preparou um licor de violeta e observou que o extrato desta flor tornava-se vermelho em solução ácida e verde em solução básica. Gotejando o licor de violeta sobre um papel branco e, em seguida, algumas gotas de vinagre, observou que o papel tornava-se vermelho. Assim foram obtidos os primeiros indicadores de pH, em ambas as formas: solução e papel. Ainda no século XVII, Boyle empregava a seguinte descrição: “Ácido é qualquer substância que torna vermelho os extratos de plantas”. Os extratos mais utilizados nesta época eram de violeta e o líquen, Heliotropium tricoccum, chamado em inglês de “litmus” e em francês “tournesol”.¹ A análise ácido-base de uma solução é normalmente feita por um procedimento conhecido como titulação. Na titulação um volume medido do ácido é adicionado a um frasco e um titulante, uma solução de concentração conhecida de base, é adicionada a uma bureta até o ponto de equivalência, que é o ponto onde