Artigo PEBD
Subtitle as needed (paper subtitle)
Pedro Renato Medeiros
Universidade Regional de Blumenau - FURB
Blumenau, Brasil pedrorenatomedeiros@hotmail.com Resumo
O plástico surgiu há alguns anos atrás como solução e hoje virou problema para o meio ambiente. A facilidade em produzir qualquer item e em produção em massa está acarretando sérios danos ao planeta. O desafio hoje não esta na criação, mas sim no pós-vida. Pra onde esse material vai? Quem vai reciclar? Vai reciclar corretamente? Onde podemos utilizar após a sua reciglagem?Abordaremos a seguir como podemos tratar melhor essas questões, respondendo com cálculos e a ajuda do software Humberto, como chegou a um melhor aproveitamento especificamente neste trabalho do PEBD (Polietileno de Baixa Densidade).
Palavras-chave: PEBD, Ciclo de Vida, Software Humberto, sustetabilidade.
I. Introducao
Diversos tipos de plásticos surgiram há alguns anos atrás como solução e hoje se tornaram problemas para o meio ambiente e a sociedade num geral. Os oceanos estão entupidos, valas esgotos, bastam uma pequena chuva e temos um caos nas cidades.
Há vários motivos para pensarmos cada vez mais na reciclagem. Um dos principais fatores é de que a fabricação do plástico reciclado economiza 70% de energia, além de retirar o produto descartado do meio ambiente.
A seguir, serão apresentados números sobre a grande produção do PEBD e como tentar utiliza-lo da melhor maneira, apresentando soluções em reciclagens.
II. PEBD
A. Consumo
O PEBD juntamente com o PEAD, são os polímeros mais encontrados em resíduos urbanos correspondendo a 35% do volume total.
Em 2002, a Datamark divulgou dados a respeito do crescimento dos polímeros no geral, o PEBD que havia uma porcentagem de 36% do volume, teve um aumento para 46% (evolução em 10³ ton).
Acadêmico de Engenharia de Produção da Universidade Regional de Blumenau.
B. Metodologia de Reciclagem
O PEBD pode ser reciclado a partir da reciclagem mecânica. Esse tipo de reciclagem é o mais