Artigo Padronização
Levantamento, Melhoria e
Padronização de Processos Caso Prático de um Projeto realizado em uma Instituição
Financeira
Por Bruno Pinho, Mariana Mattos, Thaissa
Basile e Lucas Vivone
Revisado por: Rafael Paim
A situação econômica atual e o crescente dinamismo das organizações aumentam a necessidade por rápidas tomadas de decisão. Em contrapartida, os recursos cada vez mais escassos, como tempo e capital, são balizadores para que as empresas invistam em iniciativas de gestão de processos para uma melhor gestão organizacional. Em geral, em função de sua complexidade crescente e da dinâmica de seus negócios, as empresas tendem a se configurar como um somatório de especialidades funcionais representado por seus departamentos, gerências, diretorias, etc.
Tal modo de organização, apesar de normalmente conferir maior autonomia e agilidade para a realização das atividades específicas de cada área, dificilmente permite alcançar com eficiência os melhores resultados globais.
Diante
deste desafio, tornam-se imprescindíveis ações que possibilitem uma maior integração organizacional usualmente denominada de ações de
“coordenação lateral” - comumente representada por iniciativas voltadas ao compartilhamento de percepções e à construção de uma visão por processos.
Assim, a partir da construção de mecanismos de coordenação lateral, são identificadas melhorias no processo decisório, pois estes permitem que os funcionários passem a ter uma visão mais abrangente da organização, incorporando outras perspectivas em suas decisões e ações (GALBRAITH, 2000).
Dessa forma, neste artigo, pretende-se descrever o método utilizado durante um projeto realizado em uma instituição financeira, que incluiu o levantamento de seus processos, a análise de sua situação atual visando à melhoria dos mesmos e, por fim, a sua documentação, através da construção de normativos. Para tal, será necessária uma revisão de