Artigo Pablo
M. P. BATISTA1
1Acadêmico do Curso de Fisioterapia das Faculdades Objetivo de Palmas- To, E-mail: pablo.pmb@hotmail.com
Resumo: O objetivo do trabalho foi realizar um estudo de caso sobre a atuação fisioterapêutica em um paciente com diagnóstico clinico de artrose. A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. O tratamento fisioterapêutico foi desenvolvido na clinica escola das faculdades objetivo- 402 Sul, em Palmas-TO. Foi realizado auto-alongamento, exercícios aeróbicos e foi aplicada eletroterapia. Conclui-se que utilizando este protocolo de tratamento obtivemos resultados satisfatórios, visto que houve uma melhora na diminuição de quadro álgico,ganho nas amplitudes de movimento e melhoras nas AVD´S do paciente.
Palavra-chave: Fisioterapia, Artrose, Osteoartrite.
Introdução: A osteoartrite, doença articular degenerativa, artrose ou osteoartrose, como ainda é conhecida no nosso meio, é a doença reumática mais prevalente entre indivíduos com mais de 65 anos de idade. Estudos americanos apontam que mais de 50 milhões de pessoas apresentam hoje esta enfermidade. No Brasil, não existem dados precisos sobre esta prevalência. Os conhecimentos adquiridos recentemente no conhecimento da fisiopatogênia levaram a uma alteração no conceito desta doença. Antes se acreditava tratar-se de uma doença progressiva, de evolução arrastada, sem perspectivas de tratamento, encarada por muitos como natural do processo de envelhecimento. (Coimbra,2004)
Em graus variados de comprometimento articular e a intensidade que acometi a estrutura, a artrose afeta na maior parte a população acima de 60 anos, embora só em alguns casos atinja gravidade suficiente para determinar sintomas de