ARTIGO OMP Final
Nilberto Dias Brottas e Silva nilbertodias@gmail.com Disciplina: Organização, Métodos e Processos
Professora Dra. Ana Cristina Batista dos Santos
Estagiária Docente Mestranda Leonida Soares
RESUMO
O objetivo deste artigo é discutir sobre as relações entre autoridade hierárquica e o uso dos sistemas gerenciais de informação, trazendo à tona as influências sobre as relações de poder e o exercício de controle na organização. A tecnologia da informação e, especificamente, os sistemas de gestão integrados têm desempenhado um papel importante nas empresas, pois a sua implantação introduz mudanças estruturais, nas formas de controle, alterando as relações de tomada de decisões. O arcabouço teórico utilizado para fundamentar este estudo baseia-se em uma análise da tecnologia da informação, dos sistemas integrados de gestão e do impacto que a sua implantação provoca nas organizações. Foi realizado um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do ramo de confecções com enfoque em moda praia. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, aplicação de questionário e observação direta. Pôde-se concluir que após a implantação de um sistema integrado de gestão, ocorreu uma maior autonomia entre os setores com maior e melhor fluxo de informações possibilitando agilidade maior na tomada de decisão.
INTRODUÇÃO
No contexto atual as organizações necessitam cada vez mais da tecnologia como ferramenta de crescimento e desenvolvimento. A dinamicidade dos mercados faz com que as instituições invistam cada vez mais em recursos tecnológicos e é neste universo de competitividade e necessidade de tomada de decisões de forma mais rápida que consideramos a tecnologia da informação (TI) instrumento essencial na gestão das organizações.
“vivemos em um mundo em que um dos mais fortes fatores de competitividade para qualquer empresa, em qualquer ramo de negócios, é o uso da tecnologia adequada os