Artigo - Noite na Taverna
NIGHT AT THE TAVERN
(Álvares de Azevedo)
Elaine Cavalcante Menezes
Educação à Distância
Instituto Brasileiro de Educação
Elaine.menezes30@gmail.com
Resumo: Este artigo traz um processo bastante singular para período, a metaliteratura, em que uma grande história - a reunião de boêmios numa taverna - abre espaço para que sejam contadas várias histórias internas. Ocorrem, por exemplo, intervenções do taverneiro, de um dos rapazes, de um velho ou até mesmo de um personagem pertencente a uma das histórias. Reunidos na taverna, os rapazes, todos com nomes europeus, divagam sobre temas essencialmente ultra-românticos: amor, vinho e morte. Quando percebem findar a bebida, imploram ajuda a Baco. Nesse momento, um dos jovens sugere que se contem histórias fantásticas, ao estilo do alemão Hoffmann. Um rapaz amarelento, contudo, propõe contar uma história verdadeira, uma lembrança. Esse rapaz é Solfieri:
This article brings a very unique process to period, metaliteratura, where a great story - the meeting of Bohemians in a tavern - opens space for stories to be told several internal.
Occur, for example, interventions innkeeper, one of the boys, an old or even a character from one of the stories.
Gathered in the tavern, the boys, all with European names, ramble on subjects essentially ultra-romantic love, wine and death. When ending realize the drink, beg helps Bacchus.
Right now, one of the young suggests that contain fantastic stories, in the style of German
Hoffmann. A sallow boy, however, proposes to tell a true story, a memory. This guy is
Solfieri:
Palavras-chaves: amor, vinho, morte, histórias, clima e anormal.
INTRODUÇÃO:
Movido pela imaginação exacerbada, o volume apresenta os desvarios do poeta envolvido por uma conturbação febril, na qual se deixa influenciar por quase todas as grandes características das novelas mórbidas do século XIX. Visivelmente artificiais, as narrativas que constituem o cerne desta obra