Artigo Mudança De Paradigma Nas Organizações
Belo Horizonte – Faculdade de Negócios de Belo Horizonte
Curso: MBA Gestão de Pessoas
Artigo Mudança de Paradigmas nas Organizações
Matéria “Treinamento e Desenvolvimento”
Professora: Regina Oliveira
Bruna Gonçalves Maia – 2209822392
Flavia Danielle Cunha Ribeiro – 2209832956
BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS
Maio de 2015
Mudança de Paradigmas nas Organizações
À medida que nos avançamos e conhecemos melhor a economia do conhecimento, os pressupostos básicos do que se ensina e se pratica na administração vão ficando totalmente desatualizados. Poucas políticas se conservam atuais por mais de 20 ou 30 anos, as organizações estão enfrentando ambientes extremamente dinâmicos, provocando alterações radicais no modo de serem gerenciadas. O sucesso para esse impasse está na capacidade que as pessoas têm em aprender a aprender o novo e a desaprender o antigo. Dentro deste contexto, o objetivo central do artigo reveste-se de um caráter especulativo acerca de um novo paradigma que está sendo construído no seio do discurso acadêmico para as organizações.
As organizações modernas estão enfrentando ambientes extremamente dinâmicos, provocando alterações radicais no modo de serem gerenciadas. A solução para esse impasse está na capacidade das pessoas para aprender a aprender o novo e a desaprender o passado, o obsoleto, ou seja, passa fundamentalmente por uma reconstrução dos modelos mentais de cada indivíduo.
Citamos abaixo alguns conceitos antigos que necessitam ser revistos no novo modelo de administração:
Existe apenas uma maneira certa de organizar uma empresa;
Os princípios da administração se aplicam apenas as organizações empresariais;
Existe uma única maneira correta de administrar pessoas. No passado, a maneira correta era o controle de cima para baixo – a centralização. Mais tarde, a descentralização entrou em pauta. Hoje a abordagem de equipe é vista como a ideal.
Tecnologias, mercados e finalidades são fixos e raramente se superpõem.