Artigo michel foucault e bruno latour e algumas linhas de fugas na produ o de conhecimentos
47(1):64-71, janeiro/abril 2011
© 2011 by Unisinos - doi: 10.4013/csu.2011.47.1.07
Michel Foucault, Bruno Latour e algumas linhas de fuga na produção de conhecimentos
Michel Foucault, Bruno Latour and some escape lines in knowledge production
Simone Maria Hüning1 simonehuning@yahoo.com.br Neuza Maria de Fátima Guareschi2 nmguares@gmail.com Resumo
O objetivo deste artigo é discutir algumas alterações que podem ser produzidas através do trabalho de Michel Foucault e Bruno Latour no campo psi, assinalando aspectos que entendemos tornar possível e fértil tal articulação. Assim, em um primeiro momento do texto, reunimos questionamentos sobre as bases epistemológicas nas quais a psicologia se funda para tornarse científica, bem como algumas problematizações sobre a dicotomia entre ciências naturais e humanas e sociais. Em um segundo momento, voltamos nossa atenção para os trabalhos de
Foucault e Latour para discutirmos os rituais de produção e regulação dos discursos científicos.
Com o intuito de trazer contribuições destes autores para o campo psi, na terceira parte do texto, apontamos algumas estratégias de visibilização do campo político na produção de conhecimento, indicando a necessidade da explicitação da rede de interesses envolvida nas ciências. Por fim, redirecionamos nosso olhar para a psicologia e a produção de subjetividades, apontando para a estreita relação entre a produção científica e a produção de modos de vida e de governo.
Palavras-chave: ciências, discursos científicos, modos de vida e de governo.
Abstract
This article discusses some alterations that may be produced in the ‘psy’ field on the basis of Michel
Foucault’s and Bruno Latour’s work by highlighting that in our view make this connection possible and fertile. Firstly, we gather questionings about the epistemological bases on which psychology has been founded in order to become scientific, as well as about the dichotomy between natural sciences and human sciences.