Artigo Metodologia
EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA SOCIAL uma perspectiva crítica
ODAIR SASS
Psicólogo, Professor de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Resumo: O presente artigo analisa a relação da psicologia com a educação a partir da perspectiva da psicologia social. Procura evidenciar que a exigência de uma ciência psicológica, na configuração do campo educativo, é desenvolvida, desde o início do século XX, como psicologia social, tais como: John Dewey e George Mead, em contraposição à psicologia intelectualista.
Palavras-chave: psicologia educacional; educação e sociedade; teorias da educação.
em discursos ou em escritos, o desenvolvimento do pensamento crítico e a formação para o exercício da cidadania.
Isso posto, este artigo tem duas finalidades: apresentar dados e informações acerca das tendências anteriormente apontadas, que permitam extrair as conseqüências, nem sempre positivas, da intromissão da Psicologia no campo educativo; e indicar, sob a ótica da psicologia social, uma perspectiva crítica da relação entre a psicologia e a educação.
De distintas maneiras, levantamentos sobre a pesquisa em educação, realizados em anos recentes, trazem à tona informações importantes a respeito da relação entre a psicologia e a educação. Assim, a análise da produção discente (dissertações e teses defendidas) na pós-graduação em Educação do país, entre 1982 e 1991, revelou, segundo a autora do estudo (Warde, 1993:53-81), um montante de 3.533 dissertações e teses distribuídas em 15 grupos temáticos. Um desses grupos, denominado Temas de Psicologia, concentrou 334, ou 9,5% do total. Cada grupo temático foi, por sua vez, subdividido em temas específicos de estudo. Adotando a denominação apresentada pela autora do referido estudo e agrupando em qüinqüênios os dados referentes ao grupo Temas de Psicologia, verificase, através da Tabela 1, que o desenvolvimento cognitivo é acentuadamente