Artigo Metodologia Da Pesquisa
Valéria da Cruz1
Introdução
Este artigo tem como objetivo o estudo histórico e cultural das cidades e do comportamento das pessoas que nelas habitam, proporcionando grande entendimento sobre as mudanças urbanísticas ocorridas depois da Revolução Industrial, e como essas mudanças ainda interveem nos dias atuais. A pesquisa tem como foco principal os primeiros cortiços e subúrbios, seu contexto histórico, como surgiram e se expandiram, suas transformações ao longo da história e finalmente chegando a exemplos de como são atualmente, em comparação a época em que surgiram. A partir deste trabalho, podemos identificar a importância do estudo da Era Industrial, para compreendermos os processos de suburbanização das cidades, desde seu início, e suas transformações até os dias atuais.
Este trabalho também traz exemplos de subúrbios observados na cidade de Lages SC, através de um diário de campo desenvolvido a partir de uma visita em grupo feita com a iniciativa dos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Planalto Catarinense.
Problema de pesquisa: Quais as principais interferências da Revolução Industrial na suburbanização das cidades atuais?
As cidades da Revolução Industrial
Desde o início da história, observa-se em estudos, que o ser humano sempre viveu uma procura interminável por abrigo. Ter onde abrigar-se para se proteger dos animais e/ou das mudanças climáticas sempre foi um fator tão importante quanto a busca por alimentos. A partir da ideia de buscar abrigo para manter-se seguro, um pouco mais além na história, identificamos o início das cidades, ou seja, uma forma de se abrigar visando os mesmos interesses, porém agora em conjunto.
No IV milênio a.C. encontramos as primeiras sedes da civilização urbana no Oriente, completamente definidas quanto ao seu organismo citadino. Após esse período, a reorganização da cidade, em escala de construção, ocorreu gradativamente sem