Artigo metodo lancaster
Resumo:
Na historiografia ficou conhecido como Método de Ensino Mútuo, Método Monitorial, Método Inglês de Ensino, Método de Lancaster, Método Lancasteriano de Ensino e também como Sistema de Madras. O quaker inglês Joseph Lancaster (1778-1838), identificado com o trabalho pedagógico realizado em Madras, na Índia, pelo pastor anglicano Andrew Bell (1753-1832), e com os ideais reformadores do jurista inglês Jéremy Bentham (1748-1792), autor do Panóptico, estabeleceu em 1798, uma escola para filhos da classe trabalhadora, também utilizando monitores para o encaminhamento das atividades pedagógicas. Todavia, Lancaster amparou seu método no ensino oral, no uso refinado e constante da repetição e, principalmente, na memorização, porque acreditava que esta inibia a preguiça, a ociosidade, e aumentava o desejo pela quietude. Em face desta opção metodológica ele não esperava que os alunos tivessem “originalidade ou elucubração intelectual” na atividade pedagógica, mas disciplinarização mental e física.
Palavras-chave: método, educação, disciplina.
1 - INTRODUÇÃO
Joseph Lancaster era inglês, defensor confesso da nobreza e membro da seita dos Quaker. Para ganhar a vida na Inglaterra do século XIX criou uma escola para filho dos trabalhadores independente do credo e da posição social. O Método Lancaster foi o primeiro método oficial de ensino implementado no Brasil, que marca o inicio da descolonização e da instituição do Estado Nacional. O Método Lancaster é também conhecido como método de ensino mútuo ou monitorial, ou seja, os alunos mais avançados ensinam aqueles que ainda não aprenderam.
2 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O objetivo de Lancaster, ao lançar essa edição diferente, parecia estar relacionado a uma estratégia de propaganda que pretendia demonstrar a viabilidade para transformar seu projeto pedagógico em um plano nacional para instruir os mais desfavorecidos da nação inglesa, fazendo da escola-sede, em Borough Road, um centro de