Artigo meio ambiente
Henrique Cabral de Góes*
*Graduando em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo.
Introdução
O presente trabalho tem o intuito de fazer relações de Educação Física e Meio ambiente, abrindo discussões sobre como os profissionais da área podem atuar com o meio externo e interagir junto com seus alunos. É um tema que possuí pouco espaço na escola, embora esteja divulgado nos Parâmetros Curriculares Nacionais brasileiros (1997, 1998) o Meio Ambiente é um tema que precisa e deve ser de uso consciente do cotidiano, tendo na Educação Física um contato maior de interação tanto com o aluno quanto com a natureza, abre-se um espaço para formar alunos conscientes formando valores e comportamentos ambientais corretos.
No dia-a-dia os fatos nos mostram a necessidade de aprofundar o entendimento e ao mesmo tempo ampliar o conhecimento dessas temáticas, dentre elas o Meio Ambiente. Entendimento formado a partir das relações, da construção de uma rede de significados que impõem uma nova ordem, tornando o sentido da escola diferente. Com algumas questões que irão nortear este trabalho, busca-se discutir esta relatividade do tema com a Educação Física.
Em que cenário atuo?
Atuando em escolas municipais com sua comunidade no geral humilde e com pouca cultura, nota-se o descaso com o meio ambiente. Antigamente era um ambiente onde havia uma zona de mata, com o crescimento da cidade foi-se desfazendo dessa área verde e surgindo casas. O grande problema não é a moradia e sim o cuidado que essa comunidade tem com seus arredores, muitos fazem aterros para seus lixos embora já possua coleta de lixo seletivo, que ajudou muito para a diminuição da poluição.
Quais os assuntos de maior interesse para o público com o qual atuo?
O Meio Ambiente está longe de ser o assunto mais pautado na escola, porém, é o mais importante. Ainda estamos num processo de mudanças de comportamento, onde as crianças tem como prioridade o brincar, ir a