Artigo MBA Trade
Educação, Empreendedorismo e Inovação.
MBA TRADE MARKETING
A Evolução do Trade Marketing e Processos Integradores
Marketing, trade marketing e vendas.
MARKETING, TRADE MARKETING E SHOPPER: ESTRATÉGIAS
Belo Horizonte, 2013
Marketing, Trade marketing e Shopper: estratégias.
De acordo com a apostila A evolução do Trade Marketing e processsos intregrados: Marketing, trade Marketing e vendas do professor Jackson J. Souza, A evolução do marketing tradicional se deu devido ao estrondoso aumento da oferta de produtos e serviços, motivados pela internet e vários outros fatores. Compram-se produtos variados dos mais diferentes setores no mesmo local (multicanais). Assim, estabelecer uma boa estratégia e um bom planejamento de marketing é primordial para convencer o shopper.
Balas, chocolates, doces, refrigerantes em diferentes pontos de vendas como drogarias, livrarias são usados criteriosamente para conquistar o consumidor. No verão, em festas de final de ano, Coca-Cola, sorvete e gelo são colocados à mão nas lojas, porque naquele momento o produto é encontrado facilmente levando o shopper a adquirir sem dificuldade.
A distribuição dos produtos é definida em função do consumidor. Nos EUA, o Wall Mart percebeu que pais com bebês ficavam em casa sábado à noite. Assim, aproximou-se a fralda das cervejas. Venda garantida, aumentada.
Segundo o artigo “Shopper Marketing: A Fusão do Marketing e do Trade para impactar o shopper em sua jornada de compra”, a percepção do profissional é o ponto estratégico, diferenciado, bem como a pesquisa e observação da empresa.
Outro exemplo de marketing é o corredor que se forma para se chegar aos caixas das lojas Americanas. Corredor este preenchido com diversos produtos atrativos. O shopper é estimulado a fazer compras por impulso. Pessoas fazem compras depois do trabalho com