Artigo Materialiso histórico segundo a filosofia de Marx

1643 palavras 7 páginas
A teoria marxista conhecida por materialismo histórico se dá de tal maneira, que considera a sociedade como uma estrutura material. São necessárias manifestações espirituais humanas para assim poder criar relações econômicas com outros seres humanos. Porém, essa sua tese contrapõem as idéias idealistas, onde não seria necessário manifestar-se, mas sim ter idéias, pois seria isso que moveria o mundo. O materialismo histórico é associado ao marxismo e muitos acreditam que foi Karl Marx quem desenvolveu esta teoria. Porém, o desenvolvimento desta teoria esta presente na história da sociologia e antropologia. Porém, o materialismo histórico se popularizou com o desenvolvimento do marxismo no final do século XIX e começo do XX.
Segundo Marx, o comunismo seria o topo econômico mundial. Esse por sua vez seria um regime igualitário onde tudo o que é produzido seria divido em partes iguais com toda a população, assim não haveria distinção entre classe alta e baixa.
Mas para chegar a esse sistema de governo e produção é preciso ocorrer uma grande revolução entre classes aonde o proletariado vai em busca de seus direitos lutando contra a burguesia. Marx induz o povo a pensar e refletir sobre o método de trabalho, ou melhor, de exploração levando-o a perceber a sua condição de explorado e assim ele busca reivindicar seus direitos. Segundo essa teoria seria em pequenas revoluções partindo, por exemplo, de uma fábrica o onde a pequena luta contra o patrão para assim exercer o dever de cidadão e buscar os seus direitos que aos poucos o mundo iria se tornando de modo socialista.
O socialismo é uma mera fase intermediária entre capitalismo e comunismo que vai preparar o povo para o modo econômico principal da teoria de Marx.
Para um proletário de classe baixa sobreviver ele tem que vender sua força de trabalho nas indústrias dos burgueses. Sua força de trabalho é usada para a produção da empresa, essa força de trabalho usada pelo trabalhador gera um modo de alienação onde o

Relacionados