Artigo Logistica Reversa Final
Autores
Bruno Gois Vilarinho
Universidade Federal de Uberlândia bruno.vilarinho@uol.com.br Gustavo Sousa Toledo
Universidade Federal de Uberlândia adm.toledo@hotmail.com José Thomaz de Azevedo Neto
Universidade Federal de Uberlândia josenetoaz@hotmail.com 1. INTRODUÇÃO A Logística é um dos processos mais importantes dentro de uma instituição empresarial, sendo assim considerada uma subárea da Administração. Tal denominação se dá pelo fato de ser a área de gestão responsável pelo “movimento” dentro da empresa, ou seja, desde o fornecimento de matéria-prima para a produção, distribuição de recursos, equipamentos e informações, até o produto ou serviço chegar ao consumidor final. (Quem disse? Autor???)
Nesse âmbito também é interessante o estudo sobre a Cadeia de Suprimentos (Supply Chain). A Cadeia de Suprimentos é um processo interligado com a Logística. Por ser uma termologia relativamente nova, atual na Administração, ainda há discussões sobre sua semelhança ou distinção da Logística Empresarial. Porém, é notório que essa área tem um diferencial, que é a continuação da atividade e função, depois que o produto chega ao consumidor final, ou seja, gera uma vantagem competitiva sustentável (Quem disse? Autor???). Desse modo faz a “ponte” com o tema que será discutido neste artigo, a Logística Reversa.
A Logística Reversa, pouco estudada até os últimos anos, tem ganhado suma importância no mundo empresarial após a criação da nova Lei, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 regulamentada pelo Decreto nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010 que diz - “Entre os conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental pela PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos - estão a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial”; além das oportunidades de