ARTIGO LITERATURA E LINGUAGEM
A variação lingüística é o modo pelo qual se diferencia, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sócio-cultural quais os falantes dessa língua se manifestam verbalmente. Isto significa que ele no seu próprio conceito prosa ou estilo e linguagem, podem interpretar a variação lingüística por meio de sua história e espaço. Na sociedade podemos encontrar diferentes grupos sociais, com acessos distintos a educação, utilizando “gírias” para contextualizar o seu grupo, sendo situações formais ou informais.
O ser humano se comunica, por diversas formas, seja por atos ou por palavras. A respeito da linguagem humana alguns estudiosos conceituam que a linguagem começou com a comunicação na forma de gesto. A linguagem é aquilo que diz a respeito da capacidade de exercitar a comunicação, sendo na sua língua, idioma. No Brasil, com as diversidades de linguagem e a insuficiência de informações que separam as variedades existentes neste país tão vasto que o falar popular apresenta variações relativas, o que surpreende é que as comparações da linguagem que sempre são feitas, sempre levam a conclusões que sincretizam o conjunto.
Nas regiões do Recôncavo Baiano e Costa do dendê, de grande importância histórica e econômica da Bahia, foram realizadas várias entrevistas da população, para análise da forma que utilizam o português. Por conseqüência da falta de investimento governamental em educação nas regiões, foram obtidos resultados que infelizmente mostra o nível de educação proposta pelo Estado como podemos ver a seguir: "Nós vai sempre as feira" nos contou “José Silva”, aposentado de 67 anos. Já o “Moacir Lima de Brito”, de 61 anos com orgulho disse: “Sempre trabalhei na cidade de cachoeira”, a fala dele era puxada típica das pessoas que vivem distantes dos centros urbanos, “Clarinda Maria” de 42 anos nos informou a triste realidade de alguns: “Fui à escola só com 10 anos, por que na época só tinha escola em Santo Amaro, porque minha mãe