Artigo lajes pré-moldadas
Felipe Oliveira Campos (UFOP) felipeocampos@hotmail.com
Resumo
Pequenas mudanças em um layout de indústrias podem gerar grandes benefícios e economia para as empresas envolvida, aumentando produção, diminuindo estoques, acelerando a produção. O artigo seguinte trata de uma sugestão de mudança de layout em uma hipotética Fábrica de Lajes Pré Moldada, aprimorando o seu espaço físico. E os diversos benefícios que essa mudança vai acarretar na futura empresa, gastando nada ou quase nada para realizar essas transformações. Palavras-chave: Layout, mudanças, benefícios.
1. Introdução
Os layouts presentes no meio industrial podem conter vários departamentos sujeitos a um grande número de restrições. Ao projetar o layout, o projetista deve considerar entre outros fatores: (a) a estrutura das áreas de circulação (corredores, passagens, desníveis e outros), (b) o sistema de movimentação de materiais, (c) a escolha da localização das máquinas dentro dos departamentos e (d) a localização dos pontos de entrada/saída.
Neste artigo irei apresentar uma sugestão de implantação de uma pequena fábrica de lajes pré-moldados do livro “Perfis Industriais”.
E propor um layout diferente do que foi sugerido, no qual pode ocasionar uma otimização de espaço e diminuição tempo de cada serviço dentro da fábrica estudada. Realizando apenas pequenas mudanças no layout proposto pro livro.
2. Contextualização do Tema
Lajes são estruturas laminares, empregadas como cobertura, forro ou piso de uma edificação.
São pré-fabricadas as lajes nervuradas, armadas em uma ou nas duas direções, formadas por vigotas pré-fabricadas de concreto estrutural, executadas industrialmente, ou mesmo em canteiro de obra, sob rigorosas condições de controle de qualidade e intermediadas por elementos de enchimento (como blocos cerâmicos, de concreto, EPS etc) capeados por camada de concreto lançado na obra.
Lajes