Artigo Jhonatan Simonetto
Jhonatan Simonetto 107849@upf.br
Resumo: Máquinas de Soldagem são um tema muito pouco abordado pelos pesquisadores, neste artigo pretendemos lançar uma luz em duvidas referentes a algumas dessas maquinas e difundir um pouco de conhecimento.
Palavras-Chave: Máquinas, Soldagem, Metalurgia.
Introdução
A pretensão principal deste artigo é difundir um pouco de conhecimento sobre um tema extremamente pouco abordado, as máquinas de solda. Ouve-se sempre falar nos processos TIG, MIG/MAG, e assim por diante, mas pouco se vê e encontrasse sobre as máquinas que possibilitam estes processos, sendo que várias delas podem ser usadas em mais de um deles, e algumas são extremamente especificas, a gama de máquinas é quase tão ampla quanto a de processos, e é necessário que se difunda mais conhecimento sobre elas, e é com está pretensão que apresentaremos aqui um numero pequeno de maquinas, porem acredito que sejam as que tenham mais destaque e uso nas áreas de indústria regional.
Processos de Soldagem e Afins Segundo a AWS.
Dentre os variados tipos de máquinas de solda, apresentaremos alguns aqui, citando suas vantagens, desvantagens, principais usos na indústria, e um pouco do funcionamento.
1. Gerador de Solda
São máquinas rotativas que possuem um motor elétrico ou motor de combustão interna, acoplado a um gerador de corrente elétrica contínua, destinada à alimentação do arco elétrico (figura abaixo).
Podem ser acoplados a motores elétricos, sendo necessário nesse caso o uso de rede elétrica trifásica.
Os geradores resistem bem aos trabalhos de soldagem de longa duração, à plena carga.
O Princípio do gerador é baseado num rotor com bobinas que giram no campo magnético, as bobinas contidas no rotor produzem corrente que será retirada através de coletores, resultando uma corrente contínua de saída para alimentar o arco.
Emprego.
São amplamente empregados por permitirem o uso de todo tipo de eletrodo de corrente continua e por gerarem sua energia por