Artigo interpretativo como estrelas na terra – toda criança é especial
Como estrelas na terra – Toda Criança é especial
Professora: Dilma
Cultura Religiosa
2º Período
O filme retrata a história de um garoto chamado Ishaam que apresenta uma enorme dificuldade de se relacionar com pessoas e com o ambiente escolar, reflexo da falta da presença familiar e o despreparo de sua escola em lidar com sua limitação. Dois fatos que na sociedade atual se tornam cada vez mais comum.
Vemos um pai que não quer nunca uma derrota e sempre a perfeição, mais se esquece de olhar pro seu próprio filho e em vez de estímulos o repreende e não consegue enxergar a dislexia.
Essa situação acaba fazendo com que a família o interne em uma escola rigorosa no intuito de resolver a situação ou até mesmo se livrar do fardo que séria ter um filho especial. Mais Ishaam acaba perdendo suas referencias familiares das poucas que já tinha e com isso sua vontade de pintar. E se afastando ainda mais de tudo e de todos.
Mas com a ajuda de seu novo professor ele passa a superar as limitações da dislexia e melhora sua escrita e leitura. Surpreendendo a todos principalmente sua família que já não acreditava mais nesta possibilidade.
Ao longo do filme percebi a falta do carinho e do medo do diferente que está presente em muitas famílias que por sua vez fecham os olhos para essa questão tornando a situação mais difícil. Junto com a idealização de filho perfeito o pai põe este seu ideal a frente e se esquece de fazer o seu papel.
No filme retrata também o machismo na sociedade, mostra claramente o “papel” do homem e da mulher. Sendo o homem responsável de prover o sustento e a cobrança e a mulher o cuidado com os filhos e os afazeres domésticos.
Para mim fica a mensagem de que cada um é especial de sua maneira ao os olhos de cada um. Basta saber