Artigo induscon
Departamento de Informática e estatística - INE
INE5324 - Comunicação de Dados
Professor: Carlos Becker Westphall
Aluno: Márcio Geovani Jasinski
Interface RS232C e Interface USB
Interface EIA RS232C
Normalmente chamada apenas de RS232C, a interface EIA RS-232C ou ITU-T V24/V28 estabelece o padrão de comunicação entre dois equipamentos: um equipamento terminal de dados (ETD) e outro equipamento de comunicação de dados (ECD). Geralmente o ETD é um computador e o ECD é um modem.
Equipamentos Terminais de dados (DTE): Originam/recebem a informação digital.
Equipamentos de Comunicação de Dados (DCE): Têm a função de
1. Na transmissão, tratar o sinal digital gerado pelo terminal, de forma que o mesmo possa ser transmitido ao longo de um meio (modulação).
2. Na recepção, recuperar a forma original (digital) do sinal que foi gerado pelo terminal remoto e entrega-lo ao terminal receptor (demodulação). A interface V.24/V.28 do ITU-T define funcionalmente e eletricamente os diversos sinais que fornecem os serviços da camada física do MR-OSI (Modelo de Referência para Sistemas de Arquitetura Aberta), que permitem a conexão física entre dois equipamentos terminal de Dados. A comunicação é serial e são usados 25 pinos, cada qual com sua função específica. As características físicas do conector também são objetos de especificação da recomendação V.28. Foi definido para a interface um conector de 25 pinos, mas é aceita uma implementação simplificada segundo um conector trapezoidal de nove pinos.
Histórico
Originalmente projetada e usada para conectar um computador Teletypewriter com um modem, a EIA RS-232C utiliza código ASCII e comunicação assíncrona. Devido ao baixo custo, diversos minicomputadores adotaram teletypes como sistema de console. Mais tarde, surgiram terminais eletrônicos que eram projetados para comunicar-se com os teletypes, suportando assim a EIA RS-232C. Em 1969, foi lançada uma revisão da