Artigo II Quimica 2
Analuíza Morcelli Badiani
César Baldivieso
Nelson Badaró
Poliana Fernandes
Resumo Esse artigo tem como finalidade estudar as reações químicas, constatando a transformação que ocorre na substância em relação ao seu estado inicial. Sendo evidenciada através de mudanças de colorações, formação de precipitado, aumento de temperatura, entre outros. E por fim aprender as etapas de um processo de tratamento de água utilizando substância químicas e a medição do pH.
Palavras – Chave: Reação química, alterações na substância, tratamento de água, medição de pH.
INTRODUÇÃO
As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior. Algumas evidências da ocorrência de uma reação química são mudança de cor, evolução de calor ou luz, formação de uma substância volátil, formação de um gás, entre outros.
As equações químicas representam às reações químicas possuindo os reagentes e o produto final. Segundo Lavoisier, numa reação química a soma das massas dos reagentes, é igual à soma das massas dos produtos. Existem alguns tipos de reações, que são a reação de síntese ou adição, reações ácido – base (Arrhenius e Bronsted – Lowry), reação de decomposição, reação de simples troca e também de dupla troca, reação de oxi-redução, reações de precipitação, entre outras.
É através das reações químicas que se pode obter o tratamento da água para o consumo humano. Esse tratamento consiste na remoção das impurezas e contaminantes presentes na água antes de chegar a nossas casas. Isso porque a água sempre contém resíduos das substâncias presentes no meio ambiente como micro-organismos e sais minerais, necessitando, pois, de tratamento para remover as impurezas que podem ser prejudiciais à saúde do homem.
EXPERIMENTAL
Parte I –