Artigo: gestão de política de trabalho, emprego e renda no país e sua correlação com a economia brasileira
Renata Castanheira Nery Amado - Ministério do Trabalho e Emprego
RESUMO:
Somente o crescimento econômico não é condição suficiente para que se alcance o desenvolvimento econômico e social. Para que haja progresso nos indicadores socioeconômicos é necessário que o país caminhe por uma trajetória de crescimento forte. Só crescer não basta, é preciso que os frutos do crescimento sejam bem distribuídos proporcionando maior equidade e justiça social. Ou seja, que a riqueza gerada signifique melhoria do bem-estar social.
O governo tem o compromisso de proporcionar o crescimento sustentável da economia brasileira aliado ao controle inflacionário e de implementar um projeto de desenvolvimento econômico que tem na inclusão social seu eixo central, e na geração de emprego, trabalho e renda um canal de suma importância para que essa inclusão se processe.
O sistema público de emprego no Brasil caracteriza-se pela presença de cinco programas de atendimento aos trabalhadores: seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, qualificação profissional, geração de emprego e renda e apoio à produção de dados sobre o mercado de trabalho. Alguns programas estão voltados para o tratamento social de quem está sem emprego, enquanto outros têm o papel de elevar o volume de empregos e reinserir o indivíduo no mercado de trabalho.
Verifica-se que a geração de emprego, trabalho e renda é elemento fundamental do processo de inclusão social e desenvolvimento econômico do país.
Palavras-chave: emprego, trabalho, renda, inclusão social, desenvolvimento econômico, sistema público de emprego.
ABSTRACT:
Economic growth alone is not enough condition for the achievement of economic and social development. In order to have progress in socio-economic indicators it is necessary that the country walks along a path of strong growth. Just growing is not enough, it is necessary