Artigo Gabriela
Atualmente, observa-se um aumento da competitividade, que resulta da melhoria da qualidade dos insumos e produtos, do progresso tecnológico, e da diminuição dos custos produtivos. No Brasil, estes pontos começaram a ser fortemente observados a partir do início dos anos 90, através da abertura do país aos produtos estrangeiros e da globalização crescente. Estas mudanças qualitativas, provenientes da ruptura das tendências anteriormente observadas, provocaram alterações significativas no processo de tomada de decisão empresarial, exigindo dos gestores uma maior análise do risco associado ao planejamento em longo prazo.
A análise da localização é ponto fundamental para uma boa administração, tanto para uma indústria quanto para uma prestadora de serviços. As indústrias são geralmente localizadas próximas aos recursos, como matéria-prima, água, energia e mão-de-obra; já prestadoras de serviços se orientam de acordo com o mercado. Através da análise criteriosa destes fatores e de decisões empresariais acertadas se obtêm competitividade.
A literatura fornece diversos preceitos acerca do assunto, e preconiza a importância deste na tomada de decisão estratégia gerencial. A apreciação de tais pressupostos teóricos provê ao gestor informações acerca dos elementos que na prática podem interferir na tomada decisão sobre a melhor localização, relacionando-a a fatores como insumos e mercado consumidor da empresa.
Naturalmente, a localização ideal é aquela que gera maiores benefícios à empresa, como a redução dos custos envolvidos e a maximização do nível de serviço desejado. Portanto, este artigo visa analisar os fatores que influenciaram a escolha do local para a instalação de duas empresas, uma prestadora de serviços e uma do ramo industrial, balizando a análise nos pressupostos teóricos abordados a seguir.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Conforme Moreira (1996), independentemente do tipo de negócio da empresa, mas principalmente se esta for uma fábrica, as