Artigo Forense
ANA CLÁUDIA
CAROLINE LIMA
DEYBE CAROLINE
NAYRAN CÍNDI
PALOMA MIRANDA
RAFAELA SANTOS
JEIDSON AMORIM
ARTIGO
DIFERENCIAÇÃO SEXUAL EM CRIMES UTILIZANDO O CORPÚSCULO DE BARR
Feira de Santana – BA
2014
ANA CLÁUDIA
CAROLINE LIMA
DEYBE CAROLINE
NAYRAN CÍNDI
PALOMA MIRANDA
RAFAELA SANTOS
JEIDSON AMORIM
ARTIGO
DIFERENCIAÇÃO SEXUAL EM CRIMES UTILIZANDO O CORPÚSCULO DE BARR
Trabalho Solicitado como Pré- requisito avaliativo da disciplina Biomedicina Forense do curso de Bacharelado em Biomedicina da FAN, sob Orientação da Prof. Dr. Jeidson Amorim.
Feira de Santana – BA
2014
RESUMO:
Apresentamos informações sobre o corpúsculo de Barr, mostrando qual é o seu objetivo principal, como e por quem ele foi descoberto e, além disso, mostramos em quais situações ele é usado . Veremos também que este é um método de valor imensurável na investigação de determinados crimes. Além disso, destacamos o trabalho importante da perícia para a população.
PALAVRAS-CHAVE: Barr, Diferenciação, Perícia.
INTRODUÇÃO
O corpúsculo de Barr ou cromatina sexual é encontrado em indivíduos do sexo feminino, genótipo XX dos genes sexuais, visível nas células somáticas durante a intérfase. O corpúsculo de Barr é compensação natural para a dupla carga genética dos indivíduos femininos da espécie humana. Um dos cromossomos X fica inativo, fazendo com que só um dos alelos X se manifeste. Nos indivíduos masculinos da espécie humana, genótipo XY, não há corpúsculo de Barr ou cromatina sexual, pois somente se manifesta um cromossomo X. Segundo Nogueira (2013), a importância da cromatina sexual está no fato de através dela diferenciarmos as células masculinas das femininas, e também identificarmos a ocorrência de síndromes ou anomalias cromossômicas sexuais. Estudos realizados para a descoberta da diferenciação sexual, tomando como base o corpúsculo de Barr tem sido de relevância. São usados de forma indispensável, nas cenas de crimes, onde