Artigo Finalizado
Richard Carlos Borges (1)
Luiz Octávio Araujo
Rebeca Leite
Weverton Fontes
Graduandos do curso de Engenharia Civil (Faculdades Integradas Maria Imaculada - FIMI).
Juliana Barbosa Palhares Vivaldi
Mestre em Engenharia Civil, Área de Recursos Hídricos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Veris Faculdades.
E-mail: richard.carlos_@hotmail.com.
RESUMO
Os problemas relacionados à escassez de água já são reais e não ocorrem somente no Sistema Cantareira, mais em todo o planeta, esse tipo de problema envolve todo um conjunto político, econômico, social e preocupa muito a população dos diversos países, com o crescimento desordenado e a utilização desenfreada dos recursos naturais a água possui grandes chances de acabar. Há destaque também em relação à distribuição de água no Brasil e no mundo e os diversos métodos que poderiam aproveitar mais os recursos hídricos. Exemplos como aproveitamento dos recursos subterrâneos onde o Brasil possui grandes extensões de água em comparação aos outros países, desenvolvimento de distribuição de água para lugares onde não recebe o abastecimento necessário e etc. Mas o grande foco é a estiagem no Sistema Cantareira que preocupa a população da grande São Paulo e de algumas regiões, onde os dados demonstram que o seu nível chegou ao volume morto (volume que só é retirado através de bombeamento), e se continuar assim terão que providenciar outros meios de captação da água, como o processo de dessalinização das águas do mar que por contra partida é um recurso muito caro e que a conscientização ainda é o melhor processo para a economia de água.
PALAVRAS-CHAVE: Escassez de água; Conscientização; Sistema Cantareira.
INTRODUÇÃO
Ultimamente a palavra escassez de água vem se tornando cada vez mais uma realidade, pois sempre estamos acompanhando em jornais e revistas os destaques de informações referentes a esse