Artigo Final
Espaço Publicitário: Comportamento Social face às Representações e Estereótipos Homossexuais1
Diego QUINTÃO2
Pâmela GUIMARÃES3
Gabriela DUARTE4
Faculdade Estácio de Ensino Superior, Belo Horizonte, MG
RESUMO
O Brasil vive um momento de discussão dos direitos e legalização de relacionamentos homossexuais, tendo visto projetos de lei e manifestações de cunho ativista e sua presença em diversos meios comunicacionais. Diante desse processo, propomos uma problematização da receptividade e do comportamento social frente às diversas representações e estereótipos homossexuais encontrados nas peças publicitárias veiculadas na mídia televisiva brasileira aberta, durante os últimos dois anos. Para tal, utilizamos o grupo focal como método de pesquisa e interpretação desse fenômeno, tendo utilizado categorias de análises científicas, psicológicas e mercadológicas de cunho cultural, social, simbólico e discursivo, como fatores formadores de identidades na sociedade atual.
PALAVRAS-CHAVE: Homossexualidade;
Estereótipo; Comportamento.
Publicidade;
Representações
Sociais;
1. INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo a verificação da receptividade pelos homossexuais e heterossexuais à publicidade envolvendo a homossexualidade de forma explícita ou não.
Tem-se como base a análise da construção social que envolve os personagens utilizados nessas publicidades, bem como os indivíduos receptores. O Brasil vive uma época em que se discute a regulamentação, em diversos níveis, da forma de vida dos homossexuais, o que causa grande repercussão e discussões em uma sociedade culturalmente heterossexista e permeada por reguladores sociais. Para explanar o assunto, aceitamos a mídia como um instrumento que reflete a e na sociedade apresentando como conteúdo uma diversidade de vozes sendo expressas em sua pluralidade de vozes sociais (DARDE 2008). Trata-se, então, de uma expressão da multiplicidade de formas culturais, incluindo grupos que parecem viver à margem da sociedade.