ARTIGO FINAL
Resumo:
O artigo propõe criar novas formas de silhuetas com base em obras do artista brasileiro Luiz Sacilotto em sua fase concretista com alguns indícios de op-art.
De acordo com a proposta do artista, criar uma coleção com silhuetas e padronagens geométricas que discutem a ilusão do olhar e da subjetividade da percepção.
Palavras-chave: Luiz Sacilotto – op-art – silhuetas – geometria
Abstract:
The following article suggests the creation of new shapes of silhouettes based on the brazilian’s paintings Luiz Sacilotto of his concretist fase with some traces of op-art.
According to the artist’s proposal, create a clothing colection with geometrical shapes and patterns that discuss the ilusion of looking and subjectivity of perception.
Keywords: Luiz Sacilotto – op-art – silhouettes – geometry
A proposta da coleção permeia as obras do artista brasileiro Luiz Sacilotto em sua fase concretista com características da op-art.
“Triângulos, quadrados e círculos brotaram de suas mãos e foram criteriosamente dispostos no plano da tela, elementos geométricos que ganharam vida com Sacilotto. Quem vê suas obras tem a impressão de que elas se movimentam sozinhas, dado o rigor matemático da composição que cria ilusões de óptica. Assim, seu trabalho realizado em suporte plano parece tridimensional”, assim Everaldo Fioravente define a obra do artista Luiz Sacilotto em um artigo publicado no Diário do Grande ABC.
É com essa idéia de movimento que começaram os estudos de formas e texturas para a construção dos primeiros esboços, que originariam os primeiros croquis e a coleção de moda baseada na obra de Luiz Sacilotto.
O artista nascido em Santo André em 1924 começou a sua carreira como desenhista e projetista de esquadrias metálicas, mas manteve uma carreira artística paralela. Sua obra se divide em duas partes: a primeira figurativa, durante a década de 40 e a segunda