Artigo final - Estágio Curricular Supervisionado
Suzana Smola Suarez1
Jussara Aparecida da Fonseca2
Geane Carbajal Correa3
Túlia Rafaela Munhoz Brites4
Resumo
O presente trabalho consiste no relato de uma experiência de estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, ofertado pela Universidade Federal de Pelotas. O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Brasil, em uma turma única de 6º ano, no município de Quaraí/RS. A prática é de grande importância para que o futuro professor tenha consciência da realidade escolar e da educação como um todo. Quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática. O objetivo deste trabalho é descrever as experiências vividas durante o período de estágio, as dificuldades e aprendizagens adquiridas tanto pelos educandos quanto pela professora estagiária. Este relato visa também mostrar a realidade escolar, o seu dia a dia, que objetivos pretendem alcançar, como são organizadas as dependências da escola e como é a relação entre os membros da comunidade escolar (pais, professores, alunos, equipe diretiva e funcionários).
Introdução
O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação entre teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências e habilidades implica em utilizar conhecimentos adquiridos, tanto na vida acadêmica quanto na profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se um importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno do curso de licenciatura com a realidade escolar.
Em relação ao ensino e aprendizagem de matemática, com frequência é possível ouvir frases do tipo: “a Matemática é uma matéria que causa medo”; “é uma disciplina difícil de ser entendida”; “é muito complicada”; “esta matéria não serve para nada”, além de outras afirmações. A figura 1 ilustra uma caracterização dessa relação com a matemática.