artigo FINAL 1
Alexandre Ferreira Gomes – alexfgomes@terra.com.br
Karina Casado de Carvalho – karina.casado@gmail.com
Sandro Ricardo Menezes da Silva – amper@oi.com.br
Universidade Gama Filho
Rua Manoel Vitorino, 553 - Piedade
CEP: 20748-900 - Rio de Janeiro/RJ
Resumo: O presente trabalho visa o desenvolvimento de um projeto na área de controle e automação na implementação de um sistema de condicionamento de ar, ventilação e exaustão mecânica, para manutenção das condições térmicas de conforto humano dos ambientes e economia de energia, que seja capaz de proporcionar conforto, tornar ambientes propícios aos funcionários e adequados para o uso de equipamentos específicos. Trata-se de um sistema que permite o controle do ar condicionado em todos os setores de uma indústria.
1 Introdução
A preocupação com a qualidade e a economia de energia sempre foi um dos fundamentos da automação, seja em sistemas industriais, seja em sistemas prediais. Com a inovação tecnológica, cada vez mais a automação vem se destacando no cenário mercadológico. Devido à falta de investimentos no setor de produção de energia elétrica, passamos recentemente por uma crise de abastecimento energético que afetou o comportamento de consumo das residências, da indústria e do comércio.
Com o advento da necessidade por uma opção de projeto de sistema de customização de energia e condicionamento de ambientes fez-se vir à tona os Sistemas de Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (HVAC).
O funcionamento ocorre, basicamente, através de um controlador lógico programável, que gerencia e controla todo o processo de geração do ar refrigerado, a partir de informações coletadas em campo por meio de sensores de temperatura e vazão, que controlam o fluxo da água de resfriamento e o funcionamento do compressor, permitindo assim o controle da temperatura e a manutenção