artigo fenomenos
Este artigo tem por finalidade a realização de um experimento no laboratório da Unochapecó com o objetivo de determinar o número de Reynolds (Re) Crítico para escoamento de fluidos em condutos circulares. Também determinar a variação do coeficiente de atrito (Fanning) com a vazão. Através de esses experimentos observar visualmente as características do escoamento laminar e turbulento. Adentrando-se sobre o assunto em laboratório, poderemos comparar com a teoria aprendida em sala de aula e contatar que os valores apresentados por cálculos também podem ser obtidos através de experimentos práticos, desconsiderando quaisquer desvios causados por variáveis não consideradas em cálculos na sala em aula. O experimento basicamente se inicia com a liberação de água para alimentação no tanque de nível constante e então regulando a vazão desejada através da válvula no fim do tubo.
Palavras chave: Reynolds, Escoamento, Coeficiente de atrito, Vazão, Laminar, Turbulento.
1. Introdução O número de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluídos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais e asas de aviões. O seu nome vem de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro irlandês. O seu significado físico é um quociente entre as forças de inércia e as forças de viscosidade. Este experimento tem como principal objetivo determinar o valor desse quociente com diferentes vazões ao longo do tubo.
2. Embasamento Teórico
.
.
.
2.1 ...
3. Experimentação O experimento prático tem por base a análise de um sistema fechado onde são medidas as vazões e os tempos de abertura e fechamento da válvula ao final do tubo para que possamos determinar as perdas no processo por meio do manômetro inclinado, e posteriormente calcular o número de Reynolds. Para cada vazão desejada deve-se ajustar as agulhas