Artigo esterilizacao
1997.
Esterilização térmica. Conceitos Básicos da Cinética de Morte
Microbiana.
THEREZA CHRISTINA VESSONI PENNA*, IRENE ALEXEEVNA
MACHOSHVILI*
Em decorrência da enorme variedade e demanda de artigos esterilizados para fins farmacêuticos e médico - hospitalares, os métodos de esterilização crescem em importância. Por ser a esterilização por calor úmido melhor estudada, os conceitos básicos de cinética de morte microbiana (valor D, valor z, valor
Ftr), foram revistos mediante sua utilização. Para artigos que utilizam a esterilização como estágio terminal foram discutidos níveis de segurança para o processo e garantia de esterilidade para o produto, assim como a importância dos indicadores físicos e biológicos no controle de um ciclo de esterilização.
UNITERMOS: Esterilização. Calor úmido. Valor D. Valor z. Valor
FTr.
1 Introdução
Esterilização é o processo que objetiva destruir todas as formas de vida com capacidade de desenvolvimento durante os estágios de conservação e de utilização do produto. Conservar é manter as características do produto durante a vida útil de armazenamento (vida de prateleira) à temperatura ambiente.
Esterilidade ou nível de segurança é a incapacidade de desenvolvimento das formas sobreviventes ao processo de esterilização, durante a conservação e utilização de um produto. A manutenção do nível de esterilidade conferido a um produto garante o prolongamento da vida útil de prateleira e depende das operações pré-esterilização, de esterilização e pós-esterilização.
Os métodos de esterilização permitem assegurar níveis de esterilidade compatíveis às características exigidas em produtos farmacêuticos, médicohospitalares e alimentícios. O método escolhido depende da natureza e da carga microbiana inicialmente presente no item considerado. O calor, a filtração, a radiação e o óxido de etileno podem ser citados como agentes esterilizantes. O calor não é somente o agente esterilizante mais