ARTIGO ESTABILIDADE DRONE
Marcelo
Márcio
Wassim El Bacha
2Prof. - Orientador
1Bacharelado em Engenharia Mecatrônica – 1º....
2Depto de Engenharia
Resumo
Um quadricoptero consiste em um robô móvel, capaz de se deslocar por meio aéreo. Seus atuadores que o possibilitam levantar vôo são quatro hélices dedicadas para aeromodelismo. Não é necessário habilidade por parte do usuário para um vôo estável, pois o quadricoptero possui um controle em malha fechada.
A proposta deste artigo é demonstrar qual o funcionamento do controle de estabilidade de vôo de um quadricoptero, desde seus principais componentes até sua programação e desenvolver um protótipo.
Palavras-chave: Quadricoptero. Controle. Estabilidade.
Introdução
Um dos grandes desejos do o homem sempre foi voar, desde os primórdios observamos na natureza diversos seres que tem essa capacidade. Diversas foram às formas que os humanos usaram para conseguir realizar este feito e assim aplicaram isto para fins de transporte, bélicos, acadêmicos e até de diversão. Com todas essas aplicabilidades para o vôo, muitos vêm tentando aperfeiçoá-lo de diversas formas com o passar do tempo, chegando hoje a era dos estudos com vôos não tripulados. Dentro deste contexto, ainda existem várias possibilidades de se desenvolver um veículo, uma delas é um projeto que utiliza de quatro motores para decolar e por isso é chamado de Quadricoptero ou Quadrotor.
Os Quadricopteros podem ser encontrados no mercado para os mais diversos fins, e hoje em dia existem tecnologias suficientes para desenvolvermos um totalmente eletrônico, sem a utilização de combustíveis, utilizando apenas energia elétrica vinda de uma bateria para alimentar o sistema. O controle de movimento da aeronave pode ser realizado variando-se a velocidade relativa de cada rotor para alterar o empuxo e o torque produzido por cada um. O grande desafio é sincronizar o controle destes