Artigo Est Tica Copia
Resumo
Neste artigo será apresentado o comportamento de corpos rígidos quando submetidos a situações de equilíbrio estático, ou seja, as somatórias das forças externas e de seus torques são nulas, visando o ponto de equilíbrio material, coeficiente de atrito entre superfícies e tensão de ruptura.
Palavras chaves: Equilíbrio, estática, tensão de ruptura, coeficiente de atrito
1. Introdução
O equilíbrio de um corpo rígido pode ser determinado a partir de duas condições: A somatória das forças externas deve ser igual a zero, assim o corpo tem aceleração e velocidade nulas e a somatória dos torques externos em relação a qualquer ponto também deve ser igual a zero, pois isso permite que o torque aplicado em qualquer ponto do corpo é nulo.
Ao estudarmos os corpos em condição de equilíbrio estático, podemos aplicar as Leis de Newton e fazer o diagrama de forças para corpos isolados, logo percebemos que como a força resultante é zero, os vetores das forças aplicadas sobre o corpo formam uma figura fechada, como ilustrado na figura 1.
Figura 1: Diagrama de corpo livre sobre um plano inclinada: (a)Sistema, (b) Diagrama do corpo isolado em relação ao centro de massa, (c) Triangulo de forças.
Após colocar dois corpos em contato, surge uma força de reação devido a pressão que um exerce sobre o outro e quando consideramos a nível molecular essa força pode ser caracterizada por uma atração, ou seja uma força do tipo van der Waals a qual dificulta o deslizamento das superfícies a nível macroscópicos. Tal força é denominada força de atrito que possui um coeficiente que varia de acordo com a superfície.
Uma das principais aplicações do estudo da estática consiste em verifica a força máxima que é possível aplicar sobre um objeto para que ele não sofra deformação, este principio é utilizado para projetar pontes por exemplo.
2. Materiais e métodos
Para verificar que as forças atuantes em um sistema estático possui a resultante igual a zero