Artigo Enviar
Autor1 (Não preencher na versão inicial)
Autor 2 (Não preencher na versão inicial)
Autor 3 (Não preencher na versão inicial)
...
RESUMO: A presente pesquisa tem como intuito principal investigar quais as dificuldades encontradas pelos estudantes da turma 2013.1, do curso de música, no processo de adaptação à disciplina Percepção e Solfejo. Sendo assim, recolhemos dez relatórios produzidos pelos alunos, referente à metodologia de ensino Dó móvel. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. Constatamos que tanto os alunos que ingressaram sem nenhum conhecimento dos sinais da partitura quanto os que já tinham vivência com a leitura musical apresentaram algumas dificuldades em relação ao método de solfejo móvel aplicado no curso. Com o estudo constante, essas dificuldades foram sendo superadas e os alunos passaram a reconhecer a importância desse método.
Palavras–chave: Dó móvel; metodologia; percepção e solfejo
INTRODUÇÃO
Através do Programa de Iniciação à Docência (PID), na Universidade Federal do Cariri (UFCA), tive a oportunidade de iniciar minhas atividades como monitora da disciplina Percepção e Solfejo. Esse programa tem como foco a qualificação de futuros docentes, desenvolvendo nos discentes o interesse pela vida acadêmica, como também facilitando a interação entre estudantes e professores-orientadores nas atividades de ensino.
O curso de música da UFCA foi implantado no intuito de formar professores na área, abrangendo diversos níveis de alunos, do iniciante ao mais avançado. Sendo assim, a Universidade optou por não realizar o teste de aptidão musical como pré- requisito para aprovação, considerando-se que, na região do Cariri, são poucos os cursos de música oferecidos, sendo assim não seria viável exigir conhecimento musical para o ingresso no curso. A maioria dos alunos entrou no curso sem ter