artigo eletricidade
Os materiais elétricos encontram-se em nosso dia a dia, nas mais diferentes formas e muitas vezes imperceptíveis ao olhares.
Nas nossas residências, quando liga-se uma TV, o mesmo é conectado a uma tomada que por trás “escondida” encontram-se vários materiais elétricos para o seu perfeito funcionamento. Da mesma forma na cozinha, área de serviço ou outra, eles estão ali.
Na Indústria, os mesmos encontram-se de diversas formas, ainda que sob um formato diferente do apresentado nas residências.
Dentro de uma concepção simplória, os materiais elétricos se classificam em condutores, semicondutores, isolantes e magnéticos, cada um com a sua função.
Os materiais condutores são aqueles que permitem a passagem da corrente elétrica, como os fios condutores que ligam a energia da concessionaria até as nossas residências. Temse também as tomadas em sua parte interior e plugs conforme mostrado na figura 1:
Figura 1: Detalhe da tomada e do plugue, em seu padrão novo http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78045-6010,00AS+NOVAS+TOMADAS.html Os materiais isolantes apresentam a propriedade de isolar a eletricidade evitando o contato com nosso corpo ou parte dele mas permitindo caminhos elétricos para ela, conforme mostrado na figura 2:
1
2
Antonio Pedro Tessaro. MsC. Engenheiro Eletricista e Segurança do Trabalho. Professor da UNIARP.
Fabricio Paris, Mestrando Engenharia, Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da UNIARP
Figura 2: Isolador em alta tensão. http://www.qualitecrs.com.br/ Ainda tem-se os materiais magnéticos que encontram-se em motores elétricos, e
“escondidos” em circuitos elétricos, e eletrônicos como televisão e computador.
Por fim, os materiais semicondutores que tem a propriedade de conduzir a eletricidade sob determinadas condições e não conduzir em outras encontram-se em todos os equipamentos eletrônicos que hoje nos proporcionam um estágio de conforto para o