Artigo Educacao do Paciente
Consultora de Marketing e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing
Investindo na Educação do Paciente: como e por que.
1 - Como a educação do paciente afeta a relação médico paciente?
Educar é uma prática de comunicação e esta é fator chave para que o paciente estabeleça uma relação sólida com seu medico. Uma boa relação médico-paciente é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento. A atenção, segurança e empatia percebidas pelo paciente facilitam o dialogo e ele expõe suas duvidas, receios e preocupações. À medida que o médico transmite informações e que essas são bem compreendidas, se estabelece a sensação de confiança, indispensável na relação médico-paciente.
2 – Quais os objetivos de se educar o paciente?
O médico visa através das informações conscientizar o paciente, possibilitando que esse, mais esclarecido, faça suas escolhas e participe ativamente da tomada de decisões. É fato que a comunicação eficaz reflete na adesão de um tratamento, pois compreendendo as orientações, o paciente se cuida de maneira mais adequada. O conhecimento é principio básico para mobilizar um paciente para o cumprimento de algo proposto pelo seu médico ou não gerar expectativas equivocadas sobre os resultados de um procedimento cirúrgico, por exemplo. Além disso, para os médicos essa boa comunicação pode evitar futuros problemas éticos e jurídicos.
3 – O que pode dificultar o entendimento das informações?
É importante salientar que não basta dar informações e sim fazer com que o paciente compreenda de maneira correta para que não ocorrer situações como uso de medicações na dose ou frequência errada. Comumente, durante uma consulta, o paciente fica com dúvida, mas não admite e tenta decifrar depois sozinho o que não entendeu.
Um dos obstáculos para o entendimento é o envolvimento emocional, o estado do paciente ao tomar ciência da sua situação e a sensação de desconforto causada pela diferença de conhecimento dele para o médico. Outro