Artigo Edilene
COORDENAÇÃO DE LICENCIATURAS
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
ENSINO DE LITERATURA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES COMPETENTES.
MARIA EDILENE RODRIGUESPINHEIRO1 JEFFERSSON GIL DA ROCHA SILVA2
RESUMO:
Pretende-se neste trabalho mostrar a importância da literatura para a formação do indivíduo, e que sua leitura é essencial para a formação do leitor, pois proporciona a inserção do mesmo no meio social e o caracteriza como cidadão participante. No entanto, seu ensino não tem conseguido atingir seus objetivos que é forma leitores competentes. O grande entrave é como ela tem sido trabalhada na educação brasileira, principalmente no ensino médio, procurou também abordar as práticas metodológicas que tem contribuído para o insucesso, ou seja, a falta de leitura por parte do educando. No entanto, cabe a escola e ao professor proporcionar momentos de interação entre literatura e o educando criando, possibilidade para que este possa adquirir o gosto pela leitura.
Palavras – chave: Literatura – Leitura – Professor
INTRODUÇÃO
O presente artigo procurou mostrar a relação que há entre literatura e o homem e sua importância para a formação do indivíduo. Tudo o que o homem faz, é manifestado por meio da linguagem, e esta linguagem para ser registrada tem que ser escrita, a qual denominou de Literatura (arte da palavra). Considerando a literatura como a arte feita com palavras, esta tem o poder de representar e apresentar a experiência humana, oferecendo perspectivas emancipatórias e humanizadoras, reforça a importância da leitura literária nas escolas.
Nessa perspectiva, é essencial pensar a abordagem dada à disciplina nas escolas, ou se o objetivo da literatura é formar o indivíduo em um leitor competente, por que ela não tem alcançado essa meta? Será porque o ensino de literatura na educação brasileira, principalmente no ensino médio tem contribuído para o insucesso do aluno, e que a prática metodológica tem