Artigo Eder
A partir de uma analogia simples o clima organizacional pode ser comparado ao clima meteorológico, uma vez que ambos são dinâmicos e assim como o segundo sofre interferências dos fatores climáticos alterando-o, o primeiro é influenciado por propriedades motivacionais ou não do ambiente organizacional.
Assim, o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes e elevação do moral. É desfavorável quando proporciona a frustração daquelas necessidades. Na verdade, o clima organizacional influencia o estado motivacional das pessoas e o contrário também acontece, ou seja, o estado emocional dos membros influencia o clima de uma organização, portanto ao contrário do tempo meteorológico, o mais importante é estar envolvido em criar o próprio clima organizacional diariamente, atuando como agentes do clima.
2.1 CONCEITUAÇÃO
O clima organizacional tem por definição os reflexos de um conjunto de valores, crenças, princípios, políticas, normas e procedimentos que representa a forma como cada colaborador percebe a empresa e sua cultura, e a maneira como essas características impactam no desenvolvimento de suas tarefas na empresa.
De acordo com Chiavenato (1999):
“O clima organizacional reflete o modo como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca. O clima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente, em um extremo, ou desagradável, agressivo, frio e alienante em outro extremo”. (CHIAVENATO,1999, p. 440).
Segundo Oliveira (1995):
“Clima interno é o estado em que se encontra a empresa ou parte dela em dado momento, estado momentâneo e passível de alteração mesmo em curto espaço de tempo em razão de novas influências surgidas, e que decorre das decisões e ações pretendidas pela empresa, postas em prática ou não, e/ou das reações dos empregados a essas ações ou à