Artigo Economia
Artigo apresentado á disciplina de Economia
2° semestre Geografia – UNESP Ourinhos- Prof. Dr. Clerisnaldo Carvalho
Alunos: Elaine Cristina Santos Gomes
Gabriela Ribeiro de São José
Leonardo Vinicius Santana.
Ourinhos, SP
Fevereiro, 2014
INTRODUÇÃO
Através de uma revisão bibliográfica sobre os fatos que acontecerem no desenvolvimento econômico brasileiro, focamos em um período de grande crise que ocorreu no Brasil em meados da década de 1990, tal crise que durante a presidência de Itamar Franco só foi restabelecido sobre moldes de um plano anti-inflacionário, denominado Plano Real.
OBJETIVOS
Essa revisão apresenta as principais características dessa crise inflacionária, ou seja, os antecedentes que causaram a inflação desenfreada, qual foi à solução implantação para estabilizar a crise, e qual foram os resultados do Plano Real.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Como diz Netto (2008 p. 157) que “a crise é constitutiva do capitalismo: não existiu, não existe e não existirá capitalismo sem crise” a crise não é um acidente de percurso, é sim parte integral do sistema e no Brasil isso não é diferente.
E ainda reforça: “As crises são inevitáveis sob o capitalismo; mas é perfeitamente possível e viável uma organização da economia estruturalmente diferente da organização capitalista, capaz de suprimir as causas da crise” (Netto, 2008 p. 157).
A fim de suprimir essas crises econômicas e ajustar a crise inflacionaria que aconteciam no país um dos principais planos que antecederam o Plano Real, foi o:
Plano Cruzado (1986): Plano emergencial, criado durante o governo de Sarney com o objetivo de combater a inflação inercial, onde envolveria toda uma reforma monetária radical, o Brasil já fizera várias tentativas para combater a inflação, sem êxito. Outros planos de estabilização econômica já haviam sido abandonados pelos governos anteriores, pelos seus altos custos políticos e