Artigo do bode expiatorio
A arte de culpar os outros
Este artigo fala sobre a expressão bode expiatório, onde o historiador Theodore Zeldin que escreveu um livro sobre essa expressão, que foi publicada em 1994. Uma história íntima da humanidade, onde ele questiona que as pessoas coloca a culpa de tudo que acontece nos outros e não em si próprio,tem como exemplo quando duas crianças brigam e um adulto interrompe, as crianças aponta uma a outra dizendo de quem é a culpa.
Charlie Campbell defende a tese que o ser humano se considera melhor do que realmente é, e com isso tem dificuldade de admitir seus erros.
Bode expiatório refere-se de uma passagem do velho testamento do que descreve o sacrifício de dois ruminantes no dia da expiação hebraico, onde o primeiro bode era sacrificado para deus e o segundo era enxotado da aldeia, carregando consigo a culpa de todos os moradores.
O bode expiatório costuma a obedecer a 3 requisitos:
1) Alguém capaz de substituir sozinhos muitas vitima potenciais. Como Andre Escobar que foi morto depois do gol contra que fez, quando voltou a seu país levou tiros de apostadores que apostaram em seu jogo.
2) Um candidato a bode expiatório é ser um alvo facilmente de identificar, como Adolf Hitler.
3) Suspeitar de qualquer pessoa que tende a defender a inocência de um bode expiatório, como as caçadas as bruxas,com isso várias mulheres foram mortas. .
Enfim o bode expiatório nos tempos atuais ficou mais modernos, surgiu a tecnologia, como por exemplo, a internet.
E segundo René Girard, acredita que quando o ser humano se conscientizar que o bode é uma vitima inocente, não precisamos de bodes