ARTIGO DENISE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL, SÉRIES INICIAIS COM ÊNFASE EM GESTÃO ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR
denise schmidt
a IMPORTÂNCIA DO JOGO E DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Artigo apresentado no curso de Pós-Graduação em Educação Infantil, Séries Iniciais com ênfase em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, como um dos pré-requisitos para a obtenção do título de especialista. Professora Orientadora: Ms. Viviane Koga.
sÃO FRANCISCO DO SUL
2015
A IMPORTÂNCIA DO JOGO E DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO
Denise Schmidt1
Resumo: Este artigo trata da importância dos jogos e das brincadeiras na Educação. A pesquisa tem como ponto de partida o brincar como uma necessidade da criança para viver. O brincar como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo, físico, social, emocional e cultural da criança. Mediado pelo professor o brincar é repleto de significados pedagógicos e tem a função de desenvolver o processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Brincadeiras, Professor, Ensino-Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem.
Neste contexto, o brincar na educação proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e